Blog

Leia o que partilhamos consigo

Conselho Fiscal sobre o Inventário de qualquer empresa

Inventários

As pessoas singulares e coletivas com contabilidade organizada, são anualmente obrigadas a submeter o inventário junto da Autoridade Tributária, até dia 31 de Janeiro de 2021.

Sendo que o incumprimento se traduz em coimas que variam entre os 200 e os 10 mil euros.

O que é o inventário de uma empresa?

O inventário de uma empresa consiste na listagem dos seus elementos patrimoniais e do valor de cada um.

Importância da elaboração do inventário

O inventário tem como objetivo ter uma margem real das mercadorias da empresa. Essa inventariação deve ser feita pelo menos uma vez por ano e no último dia do ano fiscal que, em geral, coincide com o ano civil.

É importante fazê-lo pois desta forma as empresas iniciam o ano novo com a clareza de que bens têm disponíveis para venda, potenciando o comércio financeiro e permitindo assim um melhor planeamento, gestão financeira e gestão documental.

Que tipos de inventário existem?

Os dois mais utilizados são o Inventário Intermitente e o Inventário Permanente, sendo este último obrigatório para as empresas que adotem o SNC (Sistema de Normalização Contabilística) e também as abrangidas pelo SNC para as pequenas entidades (SNC-PE).

Inventário Intermitente

É o tipo de inventário utilizado em pequenas empresas. Faz uso de um sistema informático simplificado ou de processos manuais.

Com este método, o custo de venda é apurado através do inventário físico das mercadorias em armazém. Este apenas é contabilizado quando se faz o inventário, que pode ter diferentes periodicidades (mensal, trimestral, semestral, anual).

Inventário Permanente

Este tipo de inventário é mais complexo, sendo aplicado através de um software de ERP, isto é, um sistema integrado de gestão empresarial.

Este software inclui todos os movimentos de compras e de vendas, o que permite o acesso e atualização constante dos movimentos em tempo real, tendo acesso imediato ao lucro da empresa.

Como fazer na prática um inventário?

Para as empresas que não possuem sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial), podem sempre utilizar folhas de cálculo, para fazer o controlo do seu inventário.

A tabela de Excel deve conter 8 colunas com a seguinte descrição:

1) Código dos produtos

2) Código numérico

3) Descrição (do produto)

4) Preço unitário

5) Quantidade em stock

6) Tipo de produto

7) Unidade de medida

8) Total

A coluna “Total” é a multiplicação dos valores “Preço unitário” e “Quantidade em stock”.

Esperamos ter ajudado. Em caso de dúvidas não hesite em contactar-nos.


Edite Pereira